Infraestrutura

Eclusa terá custeio de dois ministérios

Operação da Barragem segue com a UFPel, mas a responsabilidade financeira passa a ser do governo federal

A Barragem Eclusa do canal São Gonçalo continua vinculada à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), porém seu custeio será feito pelos ministérios da Integração Nacional e dos Transportes. A decisão foi tomada em reunião na Casa Civil, onde estiveram reunidos o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, o diretor da Agência da Lagoa Mirim, Gilson Porciúncula, e representantes de diversos órgãos ligados ao governo federal. A informação é da assessoria de imprensa da UFPel.

A UFPel já vinha negociando desde 2014. Transferida para a Universidade por um decreto de 1994, quando foi extinta a antiga Superintendência do Desenvolvimento da Região Sul (Sudesul), a Barragem Eclusa se mantinha com receita oriunda de uma taxa para amortizar a Barragem do Chasqueiro. No entanto, em 2013 o valor deixou de ser pago. Desde então, a UFPel precisou desembolsar o recurso para a manutenção e a operação da Eclusa. De lá para cá, já foram investidos R$ 2,4 milhões - montante pelo qual a UFPel já foi restituída.

Como a projeção de operação e manutenção - que não são ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão - é de R$ 1,5 milhão por ano, a Universidade permaneceu em constantes negociações. Durante a reunião na Casa Civil, em 29 de novembro, a decisão foi de que a UFPel prossegue com a responsabilidade de manter e operar a Eclusa - atividades ligadas à Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim. Porém, a responsabilidade financeira será dividida entre os dois ministérios.

Papel
Localizada no canal São Gonçalo, a Barragem foi construída há quase 40 anos com a finalidade de evitar a intrusão das águas oceânicas na Lagoa Mirim.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ONG alerta para impacto ambiental Anterior

ONG alerta para impacto ambiental

Próximo

HUSFP promove campanha para sorteio de exames de imagem

Deixe seu comentário